Atenção!

terça-feira, 30 de agosto de 2011 -  às 10:55
Atenção visitantes do nosso blog. Os ícones do lado direito serão constantemente atualizados com informações sobre os temas. Para saber detalhes atualizados sobre os eventos, é só clicar. Por exemplo, as novidades sobre o workshop de monografia, serão atualizadas e poderão ser vistas clicando no ícone correspondente. Certo? Logo colocaremos os ícones para os cursos de Amarante e Jardim do Mulato. Assim, você não precisa ficar procurando as postagens antigas. É só clicar no ícone correspondente e terá todas as informações atualizadas.

Semana Pedagógica

domingo, 28 de agosto de 2011 -  às 20:28

Muitos municípios já estão organizando suas Semanas Pedagógicas para o ano de 2012. Aproveitem e levem para os seus professores os melhores temas, os grandes temas da atualidade educacional, debatidos e estudados por especialistas das mais diversas áreas. Leve as palestras da nossa Consultoria e enriqueça os estudos e debates da sua Semana Pedagógica. Veja nossos contatos e alguns dos nossos temas, aqui mesmo no nosso blog, do lado direito. Caso queira um tema que não está especificado ao lado, entrem em contato para que possamos preparar, de acordo com a realidade educacional do seu município. Caso desejem, também organizamos Semanas Pedagógicas completas, diversificando as atividades e os temas. Entrem em contato, obtenham mais informações e façam seu orçamento sem compromisso.
Professores preparados ficam mais seguros e trabalham muito melhor!

Workshop de Monografia: Detalhes

 às 20:07

O WORKSHOP agora será realizado na CÂMARA MUNICIPAL, no mesmo dia, 28 de Setembro, quarta-feira, em dois horários diferentes:


A primeira turma será à tarde, a partir das 14h.
A segunda turma continua no mesmo horário, a partir das 18:30h.

Pessoal, por pura falta de espaço, estão encerradas as inscrições para o WORKSHOP DE MONOGRAFIA! Não temos mais vaga, nem espaço físico para acomodar tantos interessados. Já temos mais de 260 inscritos, para as duas turmas (tarde e noite). Caso durante a entrega de alimentos esse número não seja confirmado, haja alguma desistência, divulgarei aqui no blog alguma vaga que tenha surgido. Portanto, fiquem atentos e acompanhem nosso blog! Até mais!


Já temos data, local e horário para a entrega dos 2kg de alimentos para o WORKSHOP DE MONOGRAFIA! Será dia 26/09, segunda-feira, das 19h às 21:30h, na casa dos meus pais, Rua Professor Sérgio do Chantal Nunes, 348, Centro, Regeneração-PI. É um local central e de fácil acesso para todos. Confio na generosidade de todos e tenho certeza que terão cuidado na escolha dos alimentos a serem doados, inclusive em relação à data de validade e qualidade dos mesmos. Devemos sempre dar, como se nós mesmos fôssemos receber! Então, vamos trazer o que gostaríamos de receber. Durante o WORKSHOP todos saberão como os alimentos serão entregues e poderão, inclusive, assistir à entrega. 



Previsão de arrecadação do WORKSHOP DE MONOGRAFIA: mais de meia tonelada de alimentos. Graças a Deus! Informações atualizadas: clique no ícone do lado direito do nosso blog! Tudo atualizadíssimo! 

Não esqueçam:

Turma de Amarante: a entrega deve ser feita para a Solange, de Pedagogia, tarde, UESPI, no dia 26, segunda-feira, à tarde. Tudo deverá ser trazido pelo ônibus que transporta os alunos de Regeneração. 

Turma de Jardim do Mulato: a Caroline está recolhendo até sexta agora, dia 23/09.

Turma de Floriano: podem trazer no dia 28 mesmo. Farei a confirmação dos inscritos com a Heracy, em Floriano, dia 24/09. 

A entrega dos alimentos é a confirmação da inscrição! Quem não entregar os 2kg de alimento dia 26, não confirma sua inscrição (exceto turma de Floriano, por já ter sido acordado entre as partes, anteriormente).


Pessoal, conforme havia anunciado, as vagas para o WORKSHOP DE MONOGRAFIA estão reabertas! Quem não confirmou sua inscrição ontem, através da entrega de 2kg de alimento, reabriu a vaga para que outras pessoas possam participar. Então, corra e pegue a sua! Entre em contato, por qualquer um dos meios disponíveis, e faça agora mesmo sua inscrição. Na entrega dos alimentos é feita a entrega de um cartão de confirmação da sua inscrição. O WORKSHOP será dia 28, quarta (amanhã), em 2 turnos: tarde e noite. Cada pessoa deverá levar 50 folhas de papel A4, para que possamos estruturar a monografia. 

Concurso: Hora de estudar!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011 -  às 10:35

O Secretário Estadual de Educação, divulgou novo concurso para a contratação de 5 mil professores na Rede Estadual de Ensino. Segundo o Secretário Átila Lira, o concurso deverá ocorrer até o final do ano. Já é hora de começar a estudar. Nossos cursos sobre Legislação, incluindo LDB, PNE, FUNDEB, Consituição Federal, dentre outros, já estão sendo realizados em algumas cidades:
  • AMARANTE: 18 e 25 de Setembro, inscrições com Marlos Jardel, na Secretaria Municipal de Educação;
  • JARDIM DO MULATO: 30/10 e 06/11/11, inscrições com Ana Caroline, na Pitombeira ou Jardim do Mulato.
Saia na frente e comece a estudar agora mesmo! Os cursos são certificados! VAGAS LIMITADAS!

Inscrições na FAESPI

 às 10:01

Atenção alunos da FAESPI, em Regeneração-PI. Durante as aulas desse final de semana, serão realizadas as inscrições para o WORKSHOP DE MONOGRAFIA, que acontecerá no final de Setembro. O Sílvio Viana fará as inscrições de todos os interessados. Depois divulgaremos data, local do workshop e da entrega dos 02kg de alimentos. Espero todos vocês! VAGAS LIMITADAS!

LDB/Sistemas de Ensino? (A Marcianne responde)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011 -  às 19:41
A Heracy Alves, de Floriano, uma das minhas alunas nas aulas de Legislação Educacional, pediu mais explicações sobre as Instituições de Educação Superior e os Sistemas de Ensino, além das Instituições Privadas de Ensino. Seguem os esclarecimentos:

Quando a Instituição de Educação Superior for mantida pela União ou criada e mantida pela iniciativa privada, ela é do Sistema Federal de Ensino; quando são mantidas pelo Poder Público Estadual, são do Sistema Estadual de Ensino ou do DF, caso assim seja. Havendo alguma Instituição de Educação Superior mantida pelo Poder Público Municipal, ela será do Sistema Estadual também. (Artigos 16 e 17 da LDB)

As Instituições Privadas de Ensino são aquelas "instituídas e mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado", que não apresentam características dos outros tipos de instituições. Ou seja: não são comunitárias, confessionais, nem filantrópicas. Uma das suas características é que há fins lucrativos nas suas atividades e, tais lucros, não precisam ser divididos ou repassados a outras instituições, diferente dos outros três tipos. (Artigo 20 da LDB)

Mandem suas dúvidas: elas podem ser as mesmas de muitas outras pessoas. Assim aprendemos todos juntos. Abraços a todos de Floriano e até sábado à noite, na conclusão do estudo sobre LDB.


Formação do Programa Brasil Alfabetizado

 às 18:49

Os municípios brasileiros estão em processo de adesão ao Programa Brasil Alfabetizado. Uma das condições para a Adesão é a elaboração do PPAlfa, Plano Plurianual de Alfabetização, do qual os Planos de Formação Inicial e Continuada são partes integrantes. As formações Inicial e Continuada dos Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas e Intérprete de Libras são fundamentais para o bom andamento do Programa e precisam ser executadas de acordo com as orientações constantes na RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 32 DE 1º DE JULHO DE 2011. As formações Inicial e Continuada do Programa Brasil Alfabetizado também fazem parte das nossas opções de capacitação. Para tanto, estou utilizando também toda a experiência adquirida enquanto Consultora do Programa Brasil Alfabetizado, UNESCO/MEC/2010, em 38 municípios do Piauí. Caso desejem mais informações, entrem em contato.

Ao vivo no PI TV

 às 16:14

Pessoal, nosso palestrante de encerramento do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE - SEA, professor Márcio Lima, estará no sábado, dia 27/08, no PI TV 1ª edição, aquele do horário do meio-dia, no quadro PI TV RESPONDE (acho que é esse o nome). Ele responderá a perguntas sobre Concursos Públicos. Tem alguma dúvida, algum questionamento, prepare para enviar na hora da entrevista. Será ao vivo, na TV Clube e ele é o convidado especial. Audiência total! 

Aviso aos visitantes

 às 06:56
Pessoal, plagiando a Carol Cortês, alegria de blogueiro é ver seu blog sendo visitado e comentado. Nosso blog tem uma média diária de 150 visitas. Todo esse pessoal olha, procura, comenta comigo na rua mas não segue e não deixa os comentários no blog. Então, só eu fico sabendo. Vamos fazer o seguinte: a partir de agora siga o blog, deixe seus comentários, sugestões, críticas, perguntas. Certo? Assim, nosso blog passa a ter muito mais interatividade! Obrigada a todos pelo apoio e pelas constantes visitas.

Cursos em Jardim do Mulato!

 às 14:31
O caminho do sucesso: QUALIFICAÇÃO!

Como foi anunciado aqui no blogrealizaremos cursos no município de Jardim do Mulato, durante os meses de Outubro e Novembro. A divulgação e as inscrições estão sendo feitas também pela Ana Caroline no Mulato. Serão 2 cursos, cada um com carga horária de 20h, com direito a certificado. Fazendo os 2 cursos a certificação é de 40 horas. Os cursos são:

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA! 
(Dias 16 e 23 de Outubro/Domingos); e

LDB EM QUESTÕES, LINHAS E ENTRELINHAS 
(Dias 06/11 e 13/11/Domingos). 

Os cursos estão abertos para profissionais e estudantes das mais diversas áreas. Não é necessário ter curso superior para participar, a única exigência é ter vontade de aprender. No curso sobre BULLYING, trataremos desde os primeiros sinais da existência do problema, os sintomas, os personagens, até  o tratamento, as formas de intervenção e superação. O curso é indispensável para profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social e estudantes de nível médio ou superior. Sem dúvida, é um dos temas mais debatidos atualmente. O de LDB dispensa apresentações. Tem sido realizado em vários municípios, com estudo aprofundado sobre a legislação indispensável para todos que se interessam e/ou trabalham em educação.
Já estão abertas as pré-inscrições. Faça a sua agora mesmo e garanta sua vaga. Mais informações, entrem em contato.

NOVIDADE! 
INSCRIÇÕES: As inscrições estão sendo feitas às sextas-feiras, no CRAS, com Ana Caroline.
LOCAL/HORÁRIO: Os cursos serão realizados no CRAS, a partir das 8h da manhã. 
Esperamos todos lá!
Inscrições até o dia 07/10 e pagamento até dia 10/10!

LDB

terça-feira, 23 de agosto de 2011 -  às 08:33
A Marcianne responde!
Pessoal, nossas primeiras perguntas, conforme divulgamos ontem, http://educacaonaatualidade.blogspot.com/2011/08/marcianne-responde.html  chegam de Floriano. 
"Marcianne, você conhece o livro do Hamurabi Messeder? O que você acha? Posso estudar por ele?"


Pode sim. O livro é maravilhoso e tenho usado muito como fonte de pesquisa. A interpretação que ele faz da lei é muito clara, direta e de fácil entendimento. Tenho usado muito nos meus estudos. A questão é que não se pode usar uma única fonte para o estudo de legislação educacional, muito menos confiar na lei descrita ali, tendo em vista que a lei sofre constantes alterações e passa a ter nova redação. Por exemplo, se você pega um livro publicado em 2010, para estudar a LDB, ele já está desatualizado, pois a lei já tem alterações feitas em 2011. A melhor fonte para buscar legislação atualizada é através dos sites oficiais: http://www.presidencia.gov.br/ e clicar em LEGISLAÇÃO, na parte superior e http://www.mec.gov.br/ clicar também em legislação, do lado esquerdo do site. O livro pode ser um apoio, mas a legislação precisa estar atualizada sempre! Até mais!

Agora em Jardim do Mulato!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011 -  às 22:40

Durante o mês de outubro alguns dos nossos cursos serão realizado no município de Jardim do Mulato.Os cursos serão ofertados para as mais diversas áreas como: saúde, educação, assistência social, estudantes, etc.  Logo divulgaremos aqui para vocês todos os detalhes, local, carga horária, datas, etc. Aguardem!

"A Marcianne responde!"

 às 21:52

Oi pessoal. A partir de agora estamos criando uma nova área aqui no blog. É um espaço pensado para todos aqueles que trabalham em educação, estudam educação e/ou tem alguma dúvida e precisam de algum esclarecimento na área. Vocês perguntam e nós buscamos esclarecer suas dúvidas, fornecendo as informações necessárias, os melhores lugares para obter mais informações, etc. Contamos com o apoio de excelentes profissionais das mais diversas áreas, por isso, podem fazer as mais diversas perguntas, sobre os mais variados temas, como: sugestões de metodologias, atividades para enriquecer as aulas, legislação educacional, programas governamentais, gestão escolar, coordenação pedagógica, cursos, enfim. Tem dúvida? Pode perguntar que A MARCIANNE RESPONDE! Podem enviar as perguntas por email, twitter, telefone, msn, facebook ou através de comentários no blog também. Estou aguardando sua pergunta! Vamos da dúvida à descoberta juntos! A partir de agora, quando você encontrar nosso símbolo (essa mistura de interrogação e exclamação) aqui nas postagens, é porque estamos esclarecendo alguma dúvida ou, quem sabe, gerando mais dúvidas ainda. Afinal, a dúvida é o começo da descoberta! Não é? E se perguntarem alguma coisa que eu não saiba? É só buscar. Nós não temos que saber tudo; temos que saber quem sabe! 

Amarante: Local do Curso

 às 13:49

Pessoal, nós ficamos de confirmar direitinho o local no qual será realizado o CURSO LDB EM QUESTÃO, LINHAS E ENTRELINHAS, em Amarante. Pois bem, já está definido: será no MUSEU DE AMARANTE, dias 18 e 25 de Setembro a partir das 8h da manhã. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas comigo, em Regeneração, ou com Marlos Jardel, na Secretaria Municipal de Educação de Amarante. Participe!

Terra linda!

domingo, 21 de agosto de 2011 -  às 16:15
Nesse final de semana iniciamos as aulas de Legislação Educacional, para o concurso da Prefeitura de Floriano, no Colégio Potencial. Só confirmei o carinho e a admiração que tenho por aquela terra e seu povo tão acolhedor!  Começamos pela Constituição Federal e a LDB e ainda teremos muito pela frente! Obrigada a todos e até a próxima, ou melhor, o próximo final de semana! Como esqueci a máquina no hotel, peguei uma das mais belas fotos de Floriano na net, para ilustrar a beleza da cidade que tem minha admiração!

Palestra na Creche Menino Jesus

sexta-feira, 19 de agosto de 2011 -  às 16:39
Como havia anunciado antes, hoje, às 14:30h, tivemos a palestra na Creche Menino Jesus. Foi uma conversa muito agradável com pais, professores e coordenadores do projeto. O tema A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA teve a participação dos pais, através de questionamentos e relatos de experiências, o que tornou a experiência ainda mais rica. Obrigada Sores Regina, Coordenadora Pedagógica, pelo convite. 



Agora em Floriano-PI!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011 -  às 18:14
Dias 20 (sábado-noite) e 21 (domingo-manhã) aulas de Legislação e Conhecimentos Específicos para quem vai fazer o concurso da Prefeitura de Floriano. Começaremos com os Fundamentos Legais da Educação. Além da parte teórica, teremos resolução de questões sobre os temas abordados. Esperamos todos lá, no Potencial, Av. Eurípedes de Aguiar, Floriano-PI. Início da parte específica para Educação: dia 20, sábado, às 19h.

Educação Infantil

quarta-feira, 17 de agosto de 2011 -  às 10:00
Será que a Educação Infantil é realmente importante para o desenvolvimento da criança? Não é só brincadeira? É possível aprender brincando, imitando, "bagunçando"? Como a criança se desenvolve e qual o papel da Educação Infantil em tudo isso? Tudo isso e muito mais, dia 19 de agosto, sexta-feira, a partir das 14:30h, na palestra: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. O convite foi feito pela coordenação da Creche Menino Jesus, em Regeneração-PI e fará parte da reunião de pais e mestres da citada creche. Depois conto tudo aqui no blog.

Motivando alunos, organizando horários!

 às 09:22

Muito boa a palestra na Escola Tia Sizinha, sobre motivação, com o tema: O QUE VOCÊ ESCOLHE? Os alunos participaram, comentaram, sorriram e, juntos, aprendemos lições preciosas, sobre nossas vidas e as escolhas que fazemos. Exercitamos o poder das nossas escolhas e sua influência por toda nossa vida. Aprendemos técnicas de memorização e a importância de termos um horário definido e segui-lo, como forma de melhorar nossa vida enquanto estudantes. Todos receberam uma sugestão de quadro de horários, para que possam organizar sua semana, adequando as atividades a serem feitas, aos horários disponíveis. Acredito que todos tiveram a oportunidade de repensar sua vida de estudante e a importância da organização e da disciplina para que possam ter sucesso na vida! Abraço a todos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Até a próxima!

As inscrições começaram!

terça-feira, 16 de agosto de 2011 -  às 09:18

Estão abertas as inscrições para o curso LDB EM QUESTÃO, LINHAS E ENTRELINHAS em Amarante. O curso acontecerá de 18 a 25 de setembro, com encontros presenciais dias 18 e 25 (domingos). O curso tem certificação de 40 horas, incluindo atividades presenciais e não presenciais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) é apresentada de forma clara e completa, em todos os seus aspectos, através do seu estudo literal e subjetivo. As questões, incluindo questões de concursos, ajudam a entender melhor o tema. Como legislação de apoio temos a Constituição Federal, a Lei do Fundeb e o Plano Nacional de Educação, além de Emendas Constitucionais e demais textos que possam ser úteis para a correta compreensão e interpretação da lei. As inscrições podem ser feitas comigo, em Regeneração, ou com Marlos Jardel, na Secretaria Municipal de Educação de Amarante-PI. O investimento é de R$50,00, com certificação e material inteiramente grátis, incluindo a LDB completa e atualizada para todos os participantes. O curso é muito útil para quem pretende fazer concurso público em educação e para todos os profissionais da área, professores, diretores, coordenadores, supervisores, além dos estudantes de Licenciatura em geral, especialmente Pedagogia e Normal Superior. Faça agora mesmo a sua inscrição e garanta sua participação!

Motivação!

domingo, 14 de agosto de 2011 -  às 18:21
Hoje, em pleno domingo dia dos pais, Câmara lotada! Muita gente em busca de conhecimento, motivação... O palestrante Mury Campos trouxe muita alegria para o auditório: cantamos, sorrimos, falamos sério e pensamos na vida. Foi a comemoração por um ano de atuação do CESPI em Regeneração, representado pelo Sílvio. O clima estava muito agradável, muita gente boa, inclusive muita gente que participou do nosso Seminário. Abaixo, algumas fotos com Tia Sizinha, Cruz Barbosa, Adriana Sant'Anna e o palestrante Mury Campos:



O que você escolhe?

sábado, 13 de agosto de 2011 -  às 18:30

Existe algum segredo para estarmos sempre motivados? O que realmente nos motiva? Como organizar tempo, espaço, definir metas, estratégias para alcançar nossos sonhos? É possível gostar de estudar, de ler, de ir à escola, de revisar as disciplinas vistas no dia? Tudo isso e muito mais dia 16/08, terça, na Escola Tia Sizinha, às 13h. Aguardem a palestra "O QUE VOCÊ ESCOLHE?" e descubra o segredo do sucesso! Queremos ver alunos motivados! Até lá!

Agora em Amarante-PI!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 -  às 17:04

Conhecer a Legislação Educacional vigente é fundamental para os atuais e os futuros profissionais da educação. Além disso, também é fundamental para quem deseja ser aprovado em concursos na área. Pensando nisso, dias 18 e 25 de setembro, teremos o curso LDB EM QUESTÃO, LINHAS E ENTRELINHAS, na cidade de Amarante-PI. O curso faz um verdadeiro estudo sobre a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de forma a deixar bem claro o que está nas linhas e nas entrelinhas da mesma. Além disso, muitas questões ajudam a "fixar" melhor o conteúdo estudado. As inscrições serão abertas na próxima semana! Muito bom também para quem vai fazer o concurso de Floriano, conforme já divulgamos aqui: 
http://educacaonaatualidade.blogspot.com/2011/08/concursos.html
Aguardem mais notícias! 

Tia Sizinha contra o BULLYING!

 às 15:27
Como havia divulgado antes, hoje tivemos a palestra para os alunos da Unidade Escolar Tia Sizinha. A palestra foi realizada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Tivemos momentos bem agradáveis, os alunos estavam atentos, participavam, comentavam, enfim, interagiam frequentemente. A Tia Sizinha está de parabéns pela iniciativa de levar para discussão um assunto tão atual e tão real, especialmente na faixa etária participante.  Eles agora estão conscientes da diferença entre bullying e brincadeiras e tiveram a oportunidade de conhecer todos os malefícios advindos da prática de "brincadeiras" humilhantes na escola.  Além disso, também puderam identificar que personagens podem ser, dentro da prática do bullying. Obrigada a todos pela forma tão carinhosa com que me receberam! TODOS CONTRA O BULLYING! Até a próxima!



O bullying para alunos!

terça-feira, 9 de agosto de 2011 -  às 16:28
A convite da Tia Sizinha, a palestra BULLYING NÃO É BRINCADEIRA, realizada no I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE, buscando capacitar os profissionais, foi adaptada e será apresentada quinta-feira, dia 11 de agosto, às 13h, na Unidade Escolar Tia Sizinha, em Regeneração. A nova versão da palestra conta com alguns dos vídeos apresentados durante o SEA, além da utilização de uma linguagem mais direta e menos formal. Assim, toda a juventude poderá entender melhor o tema! Depois posto aqui as fotos e mais notícias!

O SEA lá!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011 -  às 10:00
Olha só a matéria (na íntegra) que saiu no site de Regeneração. O SEA esteve lá, com a palestra sobre PNE, destacada por mim na matéria abaixo:
06/08/2011 - 19:46
VI SEMANA PEDAGÓGICA - GESTÃO EM SALA DE AULA
1
VI SEMANA PEDAGÓGICA - GESTÃO EM SALA DE AULA
Encerrou na última segunda (02), na sede do CRAS I na Av. Ozorio Batista s/n, a VI Semana Pedagógica com o tema: "GESTÃO EM SALA DE AULA -UM OLHAR INTERDISCIPLINAR”.
O evento, que contou com a participação dos professores da rede Municipal e Estadual, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Regeneração, através da Secretaria Municipal de Educação numa parceria com a 6Gerência Regional de Educação.
A Semana Pedagógica faz parte do calendário da SEMEC, acontecendo duas vezes ao ano, sempre no inicio dos semestres, tendo como objetivo a formação continuada dos profissionais da educação, partindo da filosofia de que é dever da Rede Municipal e Rede Estadual qualificar seus educadores dentro da dinâmica educacional.
Neste semestre o tema debatido foi: Um olhar interdisciplinar, dessa forma, foi trabalhado vários temas como: Interdisciplinaridadeum novo paradigma curricularViajaruma nova forma de aprenderPlano Nacional de Educação – PNE, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEBA Transversalidade e a InterdisciplinaridadeO ensino de matemática na concepção interdisciplinar, Língua Portuguesa e as diversas áreas do conhecimento, Coordenação PedagógicaO que fazer pra ajudar os professores? Psicologia da EducaçãoRelação Professor e Aluno, Educação de Jovens e Adultos e indicadores de qualidade na Educação Infantil.
O objetivo da SEMEC e da 6GRE é discutir temáticas de grande relevância para a prática pedagógica, oferecendo caminhos para que o professor possa buscar alternativas significativas para o ensino-aprendizagem no Município de Regeneração, além de oportunizar a integração entre palestrantes locais e de cidades da região.
"NUNCA SE FEZ TANTO EM TÃO POUCO TEMPO"
Por: Caroline Cortês
Foto: Wilson Moraes

Serviço Social em Regeneração!

domingo, 7 de agosto de 2011 -  às 11:00
A educação em Regeneração vai ganhar mais um curso: SERVIÇO SOCIAL. Eu, particularmente, sou fascinada pelo curso. Já iniciei na UFPI, em 1998. Infelizmente, tive que abandoná-lo por diversas circunstâncias... Quem sabe não aproveito agora para concluir? A mensalidade está baratinha e o curso será feito aqui mesmo em Regeneração. Sem dúvida alguma o profissional de Serviço Social tem amplo mercado de trabalho à sua frente. O curso terá início em Setembro. Mais informações, procure o professor Netão.

Consultoria Pedagógica

sábado, 6 de agosto de 2011 -  às 18:40

Muita gente tem procurado auxílio e orientação para elaboração dos TCCs, os Trabalhos de Conclusão de Cursos. Então, resolvemos comunicar a todos os interessados que realizamos orientações, desde a escolha do tema, até a apresentação. Fazemos, ainda, a formatação e revisão ortográfica do seu Projeto de Pesquisa, Artigo, Monografia, etc.  Obtenha orientação de quem tem mais de 15 anos de experiência em orientação e consultoria pedagógica. Tudo é feito de acordo com as normas da ABNT e do Novo Acordo Ortográfico. Aumente suas chances e diminua suas dores de cabeça. Fale com quem realmente entende do assunto, tendo realizado, no último ano, relatórios para a UNESCO e o MEC, aprovados por ambos. Só esclarecendo: o trabalho é de Consultoria/Orientação. Mais informações, entrem em contato!
Telefone: (86) 9944 6842
Twitter: @marciannemorais
Email/MSN: annymorais@hotmail.com

Concursos

quinta-feira, 4 de agosto de 2011 -  às 20:48

Duas prefeituras piauienses abrem concurso para a área de educação: Floriano e União. Tem vagas para professores, de diferentes áreas, incluindo EJA, além de vagas para Pedagogos, no caso de Floriano. Quem fez o curso LDB EM QUESTÃO, LINHAS E ENTRELINHAS, já tem meio caminho andado, pois a legislação pedida nos dois concursos, inclui todo aquele conteúdo que vimos durante o curso. Também abordamos o Plano Nacional de Educação e o FUNDEB, com boa parte da capacitação realizada pelo próprio MEC. Quem sabe não repetimos... Já no nosso SEA, tivemos dicas preciosas com o Profº Márcio Lima, sobre COMO PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS. Agora é só colocá-las em prática e estudar muuuuito. 

Abaixo os links:

FLORIANO

UNIÃO

Os frutos do SEA 2!

terça-feira, 2 de agosto de 2011 -  às 21:20
Agora sim consegui as fotos da minha participação na VI Semana Pedagógica de Regeneração. Assim que chegamos, fizemos as primeiras fotos, antes do início das palestras. Logo em seguida foi feita a abertura oficial, com a formação da mesa de honra e a execução do Hino Nacional. Temos ainda imagens feitas durante a minha palestra sobre o Novo Plano Nacional de Educação. Após a palestra, houve o sorteio de blusas do I Seminário de Educação na Atualidade (muito bonitas por sinal)! Enfim, foram momentos de aprendizagem e reencontros, como disse ontem. Hoje fui para o encerramento! Afinal, muito bom ver os professores reunidos em capacitações, buscando novos conhecimentos. Acredito que o novo PNE agora está bem mais real para todos nós! Até a próxima! Olhem as fotos:








Muito obrigada aos colegas professores pelos comentários em relação à palestra do PNE! Tudo foi feito com atenção, buscando levar o Novo Plano Nacional de Educação para mais perto de todos nós! Abraço a todos e até mais!

Os frutos do SEA!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011 -  às 17:02
Pessoal, hoje estive na 6ª Semana Pedagógica de Regeneração, realizada no CRAS, com os professores das Redes Municipal e Estadual. Foram bons momentos de confraternização e reencontro. Ministrei uma das palestras do nosso Seminário: O Novo Plano Nacional de Educação (PL 8.035/2010). Que bom que o SEA já rende frutos. Todas as palestras estão disponíveis para Secretarias Municipais, das mais diversas áreas, escolas e demais atividades ligadas à educação. São capacitações completas, abrangentes e consistentes. São recheadas de vídeos e atividades relacionadas ao tema em estudo. Nossos contatos:
Telefone: (86) 9944 6842
Email/Msn: annymorais@hotmail.com
twitter: @marciannemorais

Olha só como estava o auditório. Lotado! Depois, tento colocar fotos do momento da palestra. Até mais!




O Encerramento!

 às 16:10

Ontem tivemos o encerramento do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE! As palestras de encerramento, como havíamos anunciado, foram feitas pelo professor Márcio Lima. A primeira foi sobre O USO DO POWER POINT PARA FAZER UMA BOA APRESENTAÇÃO. Mas, não foi só isso não! Além de transmitir preciosas informações sobre a melhor forma de produzir slides, pudemos conhecer os 5 piores slides do mundo e entender melhor como funciona o programa usado por milhões de pessoas em todo o planeta. Logo em seguida ele deu dicas importantes sobre como falar em público e fazer uma boa apresentação. Após o intervalo, retornamos para a palestra mais esperada da noite: COMO PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS. A palestra foi, realmente, um show! Dicas preciosas sobre organização do tempo, definição de metas, importância do foco, persistência, etc. Não tem como colocar tudo aqui. Só quem esteve lá pode saber a importância das palestras para suas vidas. No final da palestra, também pudemos saber se somos concurseiros águias ou galinhas! Para concluir as atividades da noite, fizemos a entrega dos certificados. Depois de fotos, conversas, abraços e agradecimentos, tivemos a certeza de como o I SEA foi útil para nossas vidas e que, a partir de agora, estamos ainda mais preparados! Agradeço muito a todos que confiaram no nosso trabalho e que investiram no nosso evento. Esperamos não parar por aqui, afinal, EDUCAÇÃO É (IN)FORMAÇÃO! Até a próxima! Continuem acompanhando o blog, pois sempre traremos novidades, cursos, palestras, etc. Abraços a todos e OBRIGADA MÁRCIO LIMA!